Programa de Educação Ambiental com visitas guiadas.
Com o objetivo de sensibilizar e envolver escolas e professores na busca de soluções integradas que contribuam para a preservação das águas e para minimizar o descarte de lixo irregular, o Instituto Safeweb com o patrocínio da Braskem, parceria do CEA e executada pela Propósito, criou o Programa de Visitas Guiadas.
Sobre o Programa:
Depois de dois anos sem receber visitas de escolas, devido à pandemia de Covid-19, a Ecobarreira Arroio Dilúvio retoma seu Programa de Educação Ambiental com as Visitas Guiadas.
As Visitas Guiadas são destinadas, exclusivamente, a Escolas Públicas de Ensino Fundamental II ou Ensino Médio de Porto Alegre e Viamão.
Como funciona a visita?
O Programa conta com um ônibus que busca os alunos e retorna à escola, após a visita, e uma equipe que orienta e supervisiona as atividades.
A primeira parada é uma visita ao Centro de Educação Ambiental, no bairro Bom Jesus (triagem de materiais recicláveis). Lá, os alunos têm a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o que ocorre com os materiais recicláveis, depois que o caminhão da coleta seletiva os recolhe, bem como importância do trabalho das cooperativas no processo de triagem dos resíduos que irão para a reciclagem.
A segunda parada é a visita à Ecobarreira Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, onde conhecem o funcionamento da sua estrutura que retém todo o lixo flutuante descartado incorretamente e impede que chegue ao Guaíba, contribuindo para a melhoria da qualidade das águas e do ecossistema.
Queremos ampliar a Ecobarreira já existente e também expandir essa iniciativa para outros locais, mas não só isso. Na parte educacional do projeto, queremos mostrar para as pessoas que o resíduo descartado de forma irregular não desaparece: ele cai num rio, cai no Arroio Dilúvio, que deságua no Guaíba, que vai para a Lagoa dos Patos e, mais cedo ou mais tarde, vai parar no Oceano Atlântico.”
Luiz Carlos Zancanella Junior
Presidente do Instituto Safeweb
Sobre o Arroio Dilúvio
É o principal riacho do município de Porto Alegre. Ele nasce nos limites das cidades de Viamão e da Capital e percorre uma extensão de aproximadamente 12 quilômetros até escoar suas águas no lago Guaíba.
Desde a sua construção em 2016, até junho de 2022, a Ecobarreira já evitou que mais de 960 toneladas de lixo fossem enviadas ao lago, resíduos como pneus, garrafas pets, plásticos diversos, isopores, pedaços de madeira, móveis, roupas e até mesmo capacetes.
08 de agosto de 2022
Colégio Estadual Protásio Alves
Fotos cedidas pelo Colégio Estadual Protásio Alves
12 de agosto de 2022
Escola Municipal José Mariano Beck
Fotos cedidas pela Escola Municipal José Mariano Beck
15 de agosto de 2022