top of page

Empresa responsável pela Ecobarreira adota canteiro da Ipiranga próximo à orla do Guaíba


Responsável pela instalação Ecobarreira que já recolheu mais de 500 toneladas de resíduos sólidos do Arroio Dilúvio, o Instituto Safeweb assinou, na tarde desta segunda-feira (5), a adoção do trecho do canteiro da Avenida Ipiranga entre a orla do Guaíba e a Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre


Pelos próximos 12 meses, o Safeweb ficará responsável por executar os serviços básicos: varrição dos resíduos, capina (remoção de vegetação rasteira e gramíneas invasoras) e roçada (aparo da vegetação rasteira com utilização de roçadeiras portáteis) da área, além da pintura do meio-fio.


Inaugurada em 2016, a Ecobarreira é uma iniciativa do Instituto Safeweb para evitar a poluição das águas do Guaíba, promovendo a contenção e a retirada dos resíduos flutuantes no Arroio Dilúvio. Os resíduos retidos no local são içados diariamente e recolhidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 


A adoção de espaços da cidade foi intensificada durante a gestão de Marchezan. Em junho, a Câmara Municipal aprovou projeto do Executivo que permite que pessoas físicas também participem. Pela regra antiga, de 2009, apenas pessoas jurídicas poderiam adotar as áreas.

Além de praças, parques, passarelas e monumentos, incluídos na lei antiga, podem ser adotados passeios, fachadas de prédios públicos, equipamentos esportivos e cachorródromos. Os chamados verdes complementares, como canteiros centrais, rotatórias e taludes, também estão inclusos.



Notícias

bottom of page