• Luiz Carlos Zancanella Junior

Em um ano, barreira ecológica evita ida de 172 toneladas de lixo ao Guaíba

Link para a notícia: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2017/03/em-um-ano-barreira-ecologica-evita-ida-de-172-toneladas-de-lixo-ao-guaiba.html


Em um ano, a barreira ecológica instalada na foz do Arroio Dilúvio evitou que 172 mil quilos de lixo chegassem às águas do Guaíba, em Porto Alegre. A ecobarreira foi inaugurada no final de março de 2016. Nos primeiros 20 dias de operação, 13 toneladas de resíduos haviam sido recolhidos no local.

Diariamente, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolhem resíduos içados por meio da gaiola do equipamento. Depois, o lixo é encaminhado para o aterro sanitário em Minas do Leão, distante cerca de 100 quilômetros da capital.

O projeto foi financiado é mantido pela empresa Safeweb Segurança da Informação. O investimento inicial foi de R$ 250 mil. Resíduos como garrafas pet, madeira e animais mortos já foram retirados.

“Eu observava a quantidade de lixo que o Dilúvio despejava no Guaíba, e isso era algo que me incomodava. (...) Não imaginávamos recolher tantos quilos apenas com lixo flutuante. Não podemos ficar felizes em recolher cada vez mais lixo. Precisamos lutar para alcançarmos a marca de zero quilo recolhidos. Nesse momento, poderemos dizer que o projeto teve sucesso", diz o vice-presidente da empresa, Luiz Carlos Zancanella Júnior, idealizador da ação.

A iniciativa conta com o apoio da atual administração da capital, que tomou posse em janeiro. O equipamento está instalado na esquina das avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros, no bairro Praia de Belas.

“A Ecobarreira tem prestado um serviço essencial à nossa cidade, impedindo que grande parte do descarte irregular de resíduos no arroio Dilúvio cheguem ao Guaíba. É uma parceria que, certamente, terá continuidade”, afirma o secretário de serviços urbanos, Ramiro Rosário.

Notícias

Porto Alegre/RS - Brasil

Desenvolvido por Instituto Safeweb

Desenvolvido por Instituto Safeweb

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram