• Luiz Carlos Zancanella Junior

Da proteção digital à ambiental: um sonho de ajudar Porto Alegre

Link para a notícia: https://mareconteudo.com.br/movimento/item/da-protecao-digital-a-ambiental-um-sonho-de-ajudar-porto-alegre


Como a Ecobarreira está ajudando Porto Alegre?

Composta por módulos flutuantes e uma espécie de grade, a Ecobarreira está localizada na foz do Arroio Dilúvio, o principal riacho da capital gaúcha, e faz a contenção de resíduos sólidos de até 20 centímetros de profundidade. Depois de coletado, o lixo é recolhido e descartado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no aterro sanitário. “Ainda está em fase inicial, mas outras empresas já demonstraram interesse em desenvolver estudos para avaliar o que chega até as barreiras. Hoje, a Prefeitura caracteriza todo o lixo como contaminado. Nosso objetivo está em verificar se é possível descaracterizar essa ideia para que, assim, esses resíduos possam ser levados para zonas de triagem. Passará a ter impacto na vida de outras pessoas, que sobrevivem da coleta de lixo”, comenta Luiz Carlos Zancanella Junior. Em um contrato com a Prefeitura de Porto Alegre foi definido que o projeto, no primeiro ano de operação, seria um piloto. Vencida essa etapa, o projeto passou por uma avaliação e a Safeweb ganhou autorização para dar seguimento. No momento, está sendo realizada a renovação do documento que autorizará a execução das Ecobarreiras por mais quatro anos. Ao contrário do primeiro contrato, que foi assinado entre a empresa Safeweb, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e o DMLU, agora a renovação será feita entre o Instituto Safeweb e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Nós não tínhamos noção do que se tornaria esse projeto e as demandas que iriam surgir a partir dele. Depois que as pessoas foram tomando conhecimento da ação, fizemos um movimento de ampliá-lo. Uma vontade do idealizador era a de trabalhar com a questão da educação ambiental. Para que isso fosse possível, fomos em busca de novas parcerias e nasceu o Instituto Safeweb. Essa será uma instituição, com inauguração prevista para o fim de Junho, que irá gerenciar outros projetos que estão sendo desenhados”, afirma Anajara Godoi, assessora de imprensa e responsável pelo projeto do Instituto Safeweb.


O monitoramento e o processo


A estrutura conta com um contêiner que possui banheiro, microondas e geladeira. No espaço, a equipe fica instalada. São dois funcionários operadores responsáveis por retirar, ensacar e colocar na rua o lixo para ser recolhido pelo DMLU. À noite, dois vigilantes ficam responsáveis por cuidar do local.


Conversamos com Luiz Carlos Zancanella Junior, vice-presidente da Safeweb e idealizador da Ecobarreira em Porto Alegre:


maré - O que hoje você entende como uma empresa com propósito?


Luiz Carlos Zancanella Junior - Hoje vivemos em uma sociedade que precisamos de colaboração entre pessoas e empresas. As pessoas precisam colaborar entre elas, mas, às vezes, não possuem poder financeiro ou força para formar grandes grupos. Diferente das possibilidades que estão disponíveis para uma empresa. Acredito que organizações com propósitos são aquelas que conseguem angariar pessoas para um bem maior. Seja ele natural, como o da Ecobarreira, social ou educacional. Empresa com propósito é aquela que reúne pessoas para agir colaborativamente em prol de uma causa maior.


maré - O que mudou na forma como as pessoas enxergam a Safeweb após a implementação da Ecobarreira?


Luiz Carlos Zancanella Junior - Mudou radicalmente. Nós éramos uma empresa que fazia certificados digitais. Hoje, somos a empresa que idealizou a Ecobarreira. Somos mais conhecidos por isso do que pelo próprio negócio. Agora, outras ações que realizamos começaram a aparecer mais, como a ONG que estamos fazendo e o suporte que damos a uma reserva florestal no Norte do Estado. Enfim, através da Ecobarreira, passamos a ser mais reconhecidos e isso é demais!


maré - Você pode se dizer satisfeito com esta ação?


Luiz Carlos Zancanella Junior - Nem um pouco! Nem tudo a Ecobarreira consegue pegar, calcula-se que seja em torno de 85% o que consegue reter. Ainda assim, estamos trabalhando somente na consequência. Precisamos trabalhar na conscientização e eu quero trabalhar na causa como um todo.





Notícias

Porto Alegre/RS - Brasil

Desenvolvido por Instituto Safeweb

Desenvolvido por Instituto Safeweb

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram